
Diálogos Latinoamericanos

Meios de comunicação de massa e política no
Brasil

LUIS FELIPE MIGUEL1

Afirmar a importância política dos meios de comunicação está se
tornando um lugar comum entre cientistas sociais. No entanto, trata-se mais
de um reconhecimento pro forma, com pouca repercussão na pesquisa e na
reflexão acerca da realidade. Os estudos sobre os processos de transição
democrática na América Latina servem de exemplo. Militares, partidos,
empresários, sindicatos, “novos movimentos sociais”, a Igreja e os Estados
Unidos são personagens freqüentes; questões de gênero e minorias étnicas
também têm seu espaço. Mas os meios de comunicação são, via de regra,
ignorados ou, quando muito, citados de raspão2. Até mesmo quando o que
se discute é a “cultura política”, as crenças socialmente compartilhadas
sobre as instituições e os conflitos, a mídia costuma brilhar por sua
ausência (por exemplo, Moisés 1995).

A crescente relevância política dos meios de comunicação — em
virtualmente todo o mundo — está ligada exatamente à dupla mediação
que eles promovem. Em primeiro lugar, a mediação do discurso político.
Hoje, a possibilidade de acesso do público a um determinado discurso
depende de sua veiculação pela mídia. Trata-se de um fenômeno relevante,
já que, como observou Murray Edelman (1985, 10), o elemento crítico na
disputa política é “a criação de sentido: a construção de crenças sobre o
significado de eventos, de problemas, de crises, de mudanças políticas e de
líderes”.

A necessidade de obter a atenção dos meios de comunicação faz com
que os acontecimentos políticos tendam a assumir a forma daquilo que
Daniel Boorstin (1962) chamou de “pseudo-eventos”, isto é, eventos
planejados para se tornarem notícia. Isto leva à adequação das estratégias
políticas aos critérios midiáticos, notadamente à personalização dos
movimentos coletivos e à preferência por ações “espetaculares”, em
detrimento do trabalho a longo prazo (Gitlin 1980; Champagne 1990). A
forma do discurso político também é afetada; sob o predomínio dos meios
eletrônicos, ele se torna mais imagético, mais fragmentário, mais intimista
e mais difuso (Miguel 1997).

O segundo elemento relevante para se compreender a centralidade



- 44 -

dos meios de comunicação é a mediação que eles estabelecem em relação à
própria realidade. Nas sociedades contemporâneas, a capacidade de
disseminação de representações da realidade social está concentrada na
mídia. Do conjunto inesgotável de eventos, banais ou extraordinários, que
ocorrem todos os dias, o jornalismo elege um pequeno número que
transforma em notícia e aos quais concede ampla circulação. Fora do seu
círculo direto de relações pessoais e profissionais, o cidadão comum só
possui acesso aos eventos que passaram por este filtro; e, sobre tais
eventos, tem acesso apenas aos aspectos que foram considerados dignos de
veiculação3. Fica claro, portanto, que o impacto político dos conteúdos que
os meios de comunicação difundem não pode ser ignorado.

É uma situação que não vale apenas para o material jornalístico; os
conteúdos simbólicos presentes na produção artística, cultural e de
entretenimento também contribuem para moldar valores e visões de mundo
— e também sofrem, na maior parte dos casos, a mediação dos diferentes
tipos de mídia. Não se trata de uma relação de mão única, em que os meios
de comunicação despejam conteúdos que são absorvidos passivamente por
leitores, ouvintes e espectadores “teleguiados”. Esses velhos mitos já estão
desacreditados; o consumidor de informação seleciona, interpreta e
enquadra o material recebido, de acordo com os códigos que possui. No
entanto, a ênfase unilateral no papel ativo do consumidor de informação é
tão redutora quanto o discurso anterior, que fazia dele uma marionete. Por
mais que ele reelabore as informações, a matéria-prima com a qual precisa
trabalhar é dada pelos meios. E mesmo os códigos culturais que manipula
são produzidos num ambiente social em que a presença da mídia é
significativa.

Esse impacto sobre as categorias de interpretação da realidade ocorre
a longo prazo, passa pelos diferentes meios e pelas diferentes formas de
programação, tanto a de “entretenimento” quanto a de “informação”, e se
combina com a influência de outros aparelhos ideológicos. No curto prazo
e dentro do contexto eleitoral, a mídia informativa é especialmente
importante, já que ela se torna — de maneira direta ou indireta — uma
fonte essencial de fornecimento dos recursos cognitivos de que os eleitores
disporão antes de fazerem suas escolhas. Assim, aquilo que os meios de
informação veiculam ou deixam de veicular é significativo do ponto de
vista da percepção da realidade social que estará disponível para seus
consumidores.

Na relação entre a mídia, sobretudo os meios eletrônicos, e os outros
aparelhos ideológicos, há uma especificidade do Brasil (e dos países latino-
americanos em geral) que merece ser realçada. No mundo desenvolvido, a
penetração da mídia eletrônica é gigantesca, mas a escolaridade é alta e o



- 45 -

analfabetismo, quase inexistente. Em muitos países africanos e asiáticos, a
cobertura escolar é precária, mas o rádio e, sobretudo, a televisão ainda são
raros. O Brasil combina aspectos destas duas realidades. A escola é
deficiente, tanto na cobertura da população, quanto em sua tarefa de
socialização de conhecimentos. O analfabetismo atinge 20% dos adultos,
segundo o censo de 1991, número ao qual devem ser somados os muitos
“analfabetos funcionais”, que freqüentaram a escola apenas para aprender a
desenhar o próprio nome e são incapazes de absorver informações a partir
de um texto escrito. Mas no final dos anos 80, a televisão já atingia
potencialmente 94% da população do país (Rubim 1989); em meados da
década seguinte, calculava-se que havia um televisor para cada 5,8
habitantes, índice comparável ao de alguns países da Europa ocidental. Por
outro lado, a tiragem somada dos principais jornais não alcançava 1 milhão
de exemplares, isto é, equivalia a menos de 1% da população (Conti 1999,
247).

Ao escrever seu célebre tratado sobre os aparelhos ideológicos, no
contexto europeu e na ressaca dos movimentos de maio de 1968, Althusser
(1976, 105) assinalava que “o aparelho ideológico de Estado que foi
colocado em posição dominante  nas formações capitalistas maduras [...] é
o aparelho ideológico escolar”. Não cabe discutir a validade da afirmação
para a situação em que foi escrita, mas assinalar que, na América Latina e
sobretudo no Brasil, a combinação de escola incipiente e mídia audiovisual
disseminada faz dos meios eletrônicos de comunicação, em especial a
televisão, o aparelho ideológico dominante. Sua relevância política,
portanto, é muito grande. Governantes e líderes partidários já perceberam
esta realidade há tempos, ao contrário da maior parte da reflexão
acadêmica.

Os meios de comunicação no Brasil
A imprensa — aqui entendida como o aparato técnico inventado por

Gutemberg — chegou tardiamente ao Brasil. Proibida como subversiva
pela metrópole portuguesa, só foi permitida quando, na esteira das invasões
napoleônicas, a família real transferiu-se de Lisboa para o Rio de Janeiro,
em 1808. Ao longo do século 19, consolidaram-se alguns jornais de
influência local, em geral ligados a famílias oligárquicas. O mais
importante foi A Província de S. Paulo, depois O Estado de S. Paulo, da
família Mesquita, que permaneceu como um periódico importante durante
todo o século 20.

Entretanto, o marco inicial da imprensa moderna no Brasil é a
formação dos Diários Associados, rede de jornais e, mais tarde, rádio e
televisão construída pelo empresário Assis Chateaubriand. A importância



- 46 -

dos Diários Associados na vida nacional, entre as décadas de 1920 e 1960,
ainda não foi convenientemente estudada; por enquanto, o que se tem é
uma biografia de seu fundador, bem documentada, mas com propensão
para o anedótico (Morais, 1994). Chateaubriand foi o primeiro que se
dispôs a fundar uma rede de órgãos de comunicação com alcance nacional
— e conseguiu, primeiro com dezenas de jornais diários, espalhados de
Norte a Sul do país, mais tarde com a revista ilustrada O Cruzeiro, com a
rádio Tupi, do Rio de Janeiro (e suas muitas co-irmãs), e, por fim, a partir
de 1950, com a Rede Tupi de Televisão.

De certa forma, com os instrumentos de seu tempo, os Diários
Associados prenunciaram a trajetória que a Rede Globo, o principal grupo
de mídia no Brasil atual, seguiria a partir do final dos anos 60. Ambos
foram encarados, pela elite política da época, como vetores fundamentais
do processo de integração nacional, um tema sensível num país de
dimensões continentais, marcado por grandes desigualdades regionais e
com interior pouco povoado. Com a construção do império de
Chateaubriand começando, quem externava já simpatia pelo projeto de uma
grande cadeia de jornais, vendo nele uma ferramenta da união nacional, era
Getúlio Vargas (Morais 1994, 145) — ainda um simples deputado federal,
mas que logo se tornaria a figura dominante da política brasileira por quase
um quarto de século.

Outro ponto de contato entre os Diários Associados e a Rede Globo é
a disposição para intervir nas questões públicas. Embora seja ignorado pela
maior parte dos manuais de história, Assis Chateaubriand desempenhou um
papel destacado na deflagração da Revolução de 1930. Ele ajudou a
convencer Antônio Carlos, o governador de Minas Gerais, a apoiar a
candidatura de Getúlio Vargas à presidência da República, viabilizando a
formação da “Aliança Liberal”, e colocou sua cadeia de jornais (e a
importante revista O Cruzeiro) a serviço da campanha. Quando, após a
derrota nas eleições fraudadas, o candidato a vice-presidente na chapa de
Vargas, João Pessoa, foi assassinado, os Diários Associados tiveram papel
decisivo na dramatização e amplificação do acontecimento, criando o clima
de opinião favorável à eclosão do movimento revolucionário. A rigor, o
homicídio de Pessoa era um evento da esfera privada, pois tratou-se de um
crime passional. Chateaubriand deu-lhe conotação política e mobilizou a
revolta popular, naquela que foi uma das primeiras grandes manifestações
do poder da imprensa na política brasileira.

A partir daí, e até a decadência dos Diários Associados, que
coincidiu com sua própria decadência física, nos anos 60, ele esteve
presente nos principais acontecimentos da história política do Brasil.
Apoiou a Revolução Constitucionalista de 1932 e os golpes de 1945 e



- 47 -

1964, influenciou o resultado de eleições, exerceu poder de veto sobre a
composição de ministérios, arrancou reformas na legislação para promover
seus interesses privados. Por duas vezes, forçou renúncias de parlamentares
para conseguir se eleger senador; mais tarde, impôs a si próprio como
embaixador do Brasil em Londres. Comparadas às de seus equivalentes
posteriores, as ações de Chateaubriand eram demasiado espalhafatosas. Na
fórmula feliz de Bernardo Kucinski (1998, 167), o dono dos Diários
Associados e os outros barões da imprensa da época eram “chantagistas
que se imiscuíam no jogo regular de poder das elites dominantes”.

Hoje, os grandes conglomerados de mídia já estão, via de regra,
incorporados ao jogo habitual das elites, das quais são membros de pleno
direito — inclusive pela extensa rede de negócios comuns com outros
grupos econômicos. Por conta da legislação brasileira em vigor, que proíbe
a participação de capital estrangeiro ou o controle por pessoas jurídicas,
quase todos são grupos familiares. A exceção é a Rede Record (televisão e
rádio), controlada pelo grupo evangélico Igreja Universal do Reino de
Deus.

As principais empresas de comunicação atuam em mais de uma
mídia; o melhor exemplo são as Organizações Globo, da família Marinho,
que incluem redes de televisão e rádio, jornais, revistas, livros, discos e
cinema, além de interesses em outras áreas. Por sua influência e
penetração, a Globo ocupa uma posição hegemônica na mídia brasileira,
que será analisada na seção seguinte. Outras redes importantes de televisão
são a Bandeirantes, da família Saad (que também possui emissoras de rádio
e uma gravadora, fora interesses na agropecuária), o Sistema Brasileiro de
Televisão (com interesses no comércio varejista, setor financeiro e outros),
do comunicador Sílvio Santos, e a Record, já referida. Embora a legislação
em vigor limite a cinco o número de emissoras de televisão que podem ser
propriedade de um mesmo grupo, as redes têm alcance nacional, graças à
associação de estações de terceiros. Normalmente, essas repetidoras
possuem pouquíssima liberdade para alterar a grade de programação,
sobretudo nos horários de maior audiência.

O padrão de propriedade familiar se repete nos grupos de mídia
impressa, dos quais o mais importante é o Grupo Abril, da família Civita,
que edita revistas líderes de vendagem como Caras (fofocas), Nova
(feminina), Veja (informação) e a Playboy brasileira. O grupo vem, há
tempos, envidando esforços no sentido de penetrar também no campo da
mídia eletrônica. É proprietário da segunda maior operadora de TV por
assinatura do país (sistema TV Filme/TVA/DirecTV) e possui uma
emissora de sinal aberto (a MTV brasileira). Em parceria com outra
importante empresa de mídia impressa, o grupo Folhas, da família Frias



- 48 -

(que edita o principal jornal brasileiro, a Folha de S. Paulo, e vários outros
diários), a Abril administra o maior provedor brasileiro de acesso à internet.
O grupo Folhas, por outro lado, está se ligando à Rede Globo, para
lançarem, em conjunto, um jornal diário de economia.

No interior do país, é muito freqüente que líderes políticos sejam os
proprietários dos meios eletrônicos de comunicação — desde o presidente
do Senado, Antônio Carlos Magalhães (dono de jornal, rádios e da afiliada
da Rede Globo na Bahia), até figuras regionais de menor expressão. Só
durante o governo Sarney (1985-1990), pelo menos 91 deputados e
senadores ganharam concessões para emissoras de rádio e TV (Motter
1994). O número pode ser ainda maior, devido à falta de transparência no
processo de outorga das concessões e ao uso freqüente de testas-de-ferro; e
a prática prosseguiu nas administrações posteriores (Fernandes 1998).
Como as concessões são dádivas do poder político, elas podem gerar um
comprometimento dos proprietários com os governantes. Por outro lado, as
emissoras são consideradas importantes alavancas para a carreira política.

Atualmente, começa um processo de revisão da legislação sobre
concessões de emissoras, mas o debate sobre o assunto ainda é incipiente.
Contribuem para isto o controle que a própria mídia exerce sobre a agenda
política, com a natural falta de interesse para colocar a si mesma em pauta,
e a ausência de transparência por parte do Ministério das Comunicações,
que procurou manter em sigilo seu próprio anteprojeto de reforma
legislativa (Sá 1999).

Também está em tramitação no Congresso Nacional uma emenda
que modifica o artigo 222 da Constituição Federal, permitindo a abertura
do capital das empresas jornalísticas, com possibilidade de participação
estrangeira, ainda que minoritária. A medida é vista com entusiasmo por
alguns, que enxergam nela a possibilidade de modernização da mídia
brasileira ou, como muitos profissionais de imprensa, de ampliação do
mercado de trabalho. Mas enfrenta a resistência tanto da Rede Globo,
preocupada com o fortalecimento da concorrência, quanto dos
nacionalistas, que julgam que se trata de um campo muito sensível para a
identidade cultural do país e que a cláusula de participação minoritária não
impedirá que, graças à competência técnica e empresarial superior, os
Murdoch & Cia. tomem o controle dos meios de comunicação no Brasil.

A Rede Globo de Televisão
A posição hegemônica da Rede Globo nos meios de comunicação

brasileiros não é explicada apenas pelos números — que, na verdade, são
bem menos impressionantes hoje do que eram há quinze anos. Para o
público estadunidense, acostumado a um padrão tripolar, com ABC, CBS e



- 49 -

NBC dividindo a audiência e as verbas publicitárias em fatias mais ou
menos iguais, a supremacia da Globo ainda é espantosa. Ela possui todos
os programas líderes de audiência e é líder inconteste em quase todas as
faixas de horário, muitas vezes abrindo larga margem sobre suas
competidoras. Mas já ficaram para trás os tempos em que suas principais
atrações eram vistas por 70% ou mais do público e a principal rede
concorrente, o Sistema Brasileiro de Televisão, contentava-se com o slogan
“líder absoluto do segundo lugar”, reconhecendo que a primazia nem
estava em cogitação.

O fundamento da influência da Rede Globo está na relação
simbiótica com o poder político, estabelecido a partir da ditadura militar
(1964-1985). Hoje, ela é um conglomerado gigantesco, que envolve
jornais, revistas, livros, discos, software, cinema, home-video, rádio,
televisão (de sinal aberto e por assinatura), comunicação de dados, paging,
telefonia celular, lançamento e exploração de satélites, equipamentos de
comunicação e outros setores, mas este crescimento só se deu após o golpe
de 1964. O grupo começou timidamente, em 1925, com a fundação do
jornal O Globo, no Rio de Janeiro, que durante as décadas seguintes
permaneceria como um diário de pouca importância. Nos anos 40,
começou a funcionar a Rádio Globo. A primeira concessão para operar
uma emissora de televisão foi obtida em 1957, mas só em 1965 foram
iniciadas as transmissões.

No início, as operações da TV Globo contavam com apoio técnico e
capital do grupo estadunidense Time-Life, num acordo que violava a
legislação brasileira sobre a participação de estrangeiros em grupos de
comunicação e que foi dissolvido em 1969, após os trabalhos de uma
Comissão Parlamentar de Inquérito. De qualquer maneira, o aporte inicial
dos parceiros estrangeiros permitiu que a Globo logo se destacasse
tecnicamente das outras emissoras brasileiras e alavancou seu predomínio.

Assim, a Rede Globo se credenciou, perante os governantes
militares, para a posição de vetor da “integração nacional”, verdadeira
obsessão geopolítica do regime autoritário. A frouxidão dos laços que
uniam o litoral ao interior era considerada uma ameaça à segurança
nacional e fator para a potencial desagregação do país, conforme
reconheciam os discursos oficiais, os slogans do governo e os textos dos
ideólogos do regime4. O objetivo era incorporar — econômica, política e
culturalmente — as regiões mais afastadas. Foram tomadas diversas
iniciativas nesta direção, incluindo a construção de rodovias (a maior delas
sendo a Transamazônica, que cortava a floresta tropical no norte do país),
um amplo programa de colonização do centro-norte brasileiro e, em
especial, grandes investimentos em telecomunicações. Para uma rede de



- 50 -

televisão interessada em crescer, como a Globo, não poderia haver
momento mais propício.

Um marco fundamental na consolidação da Rede Globo — e, não
por acaso, também no processo de “integração nacional” almejado pelos
militares — foi o surgimento do Jornal Nacional, cuja estréia ocorreu em
1º de setembro de 1969. Pela primeira vez no país, um noticiário de
televisão era assistido, ao mesmo tempo, em quase todo o território
nacional. Ainda hoje, o Jornal Nacional mantém, em linhas gerais, seu
formato inicial. É assistido, seis noites por semana, por cerca de 50 milhões
de pessoas (ao passo que seus concorrentes alcançam, quando muito, 5%
desta cifra). Se perdeu parte de sua credibilidade (e audiência) junto ao
público mais sofisticado5, permanece como um importante foco gerador da
agenda pública e como a mais importante fonte de informação de boa
parcela dos brasileiros.

Não é possível negar que a TV Globo se mostrou útil para a
estratégia militar; mais do que colaborar com a “integração nacional”, ela
difundiu uma imagem positiva do regime e de suas realizações materiais.
Na época da mais cruenta repressão à oposição política no Brasil, o general
Emílio Médici, exercendo a presidência da República (1969-1973),
comentava: “Sinto-me feliz, todas as noites, quando ligo a televisão para
assistir ao jornal. Em outros países, greve, atentados, conflitos. No Brasil,
não. O Brasil marcha em paz rumo ao desenvolvimento. É como se eu
tomasse um tranqüilizante, após um dia de trabalho” (apud Betti 1999,
203). As novelas, por sua vez, apresentavam, através da vida afluente de
suas personagens, o desenvolvimento do país — e tudo isso dentro de outro
símbolo de progresso, palpável, presente na casa de cada espectador: o
televisor.

Mas é errôneo imaginar que a Globo foi um mero instrumento do
governo militar. Ela possuía sua própria estratégia de poder e aproveitou as
oportunidades abertas pelo regime para ampliá-lo. A partir, sobretudo, da
“distensão” promovida pela ditadura (1974-1985), quando, pouco a pouco,
a censura aos meios de comunicação foi levantada e o jogo político foi
sendo desatado, sua influência ficou patente. As Organizações Globo são
um conglomerado de mídia consciente do poder que possui e disposto a
exercê-lo. Por trás da afirmação não há nenhuma “visão conspiratória”
sobre o papel dos meios de comunicação, mas a confissão de seu
presidente, Roberto Marinho. “Sim, eu uso esse poder”, declarou o
empresário, em entrevista ao New York Times em 1987, acrescentando que
o faz “sempre de maneira patriótica, tentando corrigir as coisas, procurando
caminhos para o país e seus estados. Nós gostaríamos de ter poder
suficiente para consertar tudo o que não funciona no Brasil” (apud Herz



- 51 -

1987, 25).
O processo de distensão e posterior recondução dos civis ao poder

foi crucial para a Rede Globo. Sua primeira experiência com eleições
relativamente livres foi dramática. Em 1982, os militares permitiram a
escolha direta, pela população, dos governadores estaduais. No Rio de
Janeiro, a Globo liderou um esquema para evitar a vitória do candidato do
Partido Democrático Trabalhista (PDT), o líder populista de esquerda
Leonel Brizola. Apresentando projeções falsas, que sinalizavam a vitória
do candidato governista Moreira Franco, os noticiários da emissora
preparavam terreno para a fraude na contagem dos votos. Descoberta,
graças à apuração paralela da Rádio Jornal do Brasil, a trama foi abortada e
Brizola foi declarado eleito. Durante seus mandatos no governo do Rio de
Janeiro (elegeu-se novamente em 1990), Brizola enfrentou a oposição nada
sutil da Rede Globo, que buscou associar sua administração ao caos e à
violência (Fausto Neto, Castro e Lucas, 1995).

Outro episódio significativo se refere à grande mobilização popular
exigindo o retorno das eleições direitas para a presidência da República, em
1984 — e que a Globo procurou ignorar. No dia 25 de janeiro, um comício
em São Paulo reuniu cerca de 300 mil pessoas em defesa das diretas, dando
início a uma série de grandes manifestações populares. No Jornal
Nacional, porém, o comício foi despido de seu caráter político e noticiado
como se fosse um espetáculo comemorativo do aniversário da cidade de
São Paulo. A campanha das “diretas-já” só apareceu na Rede Globo depois
que a empresa mudou de postura e passou a defender uma transição
negociada para a democracia.

A transição não passou pela eleição direta do novo presidente, mas
pela utilização do Colégio Eleitoral, mecanismo criado pela ditadura para
sua própria perpetuação. O líder da oposição moderada, Tancredo Neves,
angariou o apoio de personalidades do regime para sua candidatura e
conquistou uma vitória folgada no Colégio Eleitoral. Ao mesmo tempo,
tranqüilizou a cúpula das forças armadas, negociando a manutenção de
espaços de poder para os militares e descartando a investigação dos crimes
da repressão política. O terceiro elemento de sua estratégia era atrair a
opinião pública, transformando sua candidatura num verdadeiro clamor
nacional. Para isto, a boa vontade da Rede Globo era fundamental.
Cortejado por Tancredo Neves, Roberto Marinho colocou os noticiários da
emissora a serviço de sua campanha (Couto 1998, 345 e 378).

O internamento (e posterior morte) de Neves na véspera da posse
criou novos problemas para a já delicada transição do poder aos civis.
Vice-presidente efetivado no cargo, José Sarney precisou de toda a
sustentação com que pudesse contar, o que avolumou a capacidade de



- 52 -

barganha da Rede Globo. Os cinco anos do mandato de Sarney (1985-
1990) foram, talvez, o auge da influência da emissora. O único ministro
civil que permaneceu no cargo do começo ao fim do governo foi o das
Comunicações, Antônio Carlos Magalhães, muito próximo a Marinho e por
ele indicado para a função. O poderoso ministro do Exército, general
Leônidas Pires Gonçalves, era pai de um executivo das Organizações
Globo6. Até as pastas da área econômica passavam pelo crivo da emissora.
O último ministro da Fazenda de Sarney, Mailson da Nóbrega, revelou que
foi sabatinado por Roberto Marinho antes que sua indicação para o posto
fosse anunciada (Nóbrega 1999, 48).

São episódios que revelam o peso da Globo na arena política
brasileira, mas também, em alguns deles, suas limitações: afinal, apesar da
vontade de Roberto Marinho, Brizola venceu as eleições no Rio de Janeiro
em 1982; a campanha das “diretas-já” avolumou-se e, embora tenha sido
derrotada em seu objetivo imediato, abriu caminho para que, em janeiro de
1985, a oposição triunfasse no Colégio Eleitoral (então já com o apoio da
emissora). O que fica claro é que o noticiário da Rede Globo é — ao menos
em momentos cruciais — guiado por decisões políticas conscientes, como
um instrumento de intervenção que visa afastar cenários adversos àquilo
que a empresa define como sendo seus interesses (ou os do Brasil). O poder
que a emissora possui e não se furta a usar é, precisamente, o poder próprio
da mídia, de contribuir para a construção das representações do mundo
social através de sua programação.

O processo eleitoral e a manipulação da notícia
Durante a maior parte da ditadura militar, a responsabilidade pela

manipulação de informações nos noticiários da Globo e dos outros órgãos
da mídia pode ser atribuída à censura oficial. A partir de 1980, a censura
prévia ao telejornalismo foi abolida, o que não significa que as emissoras
não precisassem mais ser sensíveis às disposições dos donos do poder. Em
1985, o processo de redemocratização deu um importante passo à frente,
com a devolução do governo aos civis, e em 1989 ocorreram as primeiras
eleições diretas para a presidência da República em quase 30 anos.

As eleições de 1989 — e, ainda mais, as seguintes, de 1994 e 1998
— foram caracterizados pelo monolitismo da grande mídia no apoio a
determinados candidatos. Trata-se de uma peculiaridade brasileira, já que
em outras democracias eleitorais os órgãos de comunicação costumam
repartir suas simpatias entre os principais partidos. Assim, na Espanha, os
jornais favorecem o PSOE ou o PP (Gunther, Ramón Montero e Wert
1999); nos Estados Unidos, republicanos ou democratas; na França,
gaullistas ou socialistas. Mesmo no Reino Unido, os trabalhistas rompem o



- 53 -

bloqueio de uma mídia majoritariamente inclinada em favor dos
conservadores (Mungham 1996). A diferença se explica pela presença de
um espectro que ronda a política brasileira: o Partido dos Trabalhadores
(PT), que as elites consideram anti-sistêmico. O PT reúne desde tendências
de extrema-esquerda, cada vez mais minoritárias, até social-democratas
“clássicos”. A plataforma que as une se resume à melhoria da distribuição
de renda e ao fortalecimento do trabalho frente ao capital, o que já é
suficiente para assustar as classes dominantes. E, dentro destas, os grupos
de mídia7.

Três vezes candidato à presidência da República, o líder do PT, o ex-
metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva, chegou em segundo lugar em todas
as ocasiões. No intervalo entre os períodos eleitorais, é constantemente o
preferido das sondagens de popularidade. Diante do risco que ele
representa, as elites políticas e econômicas têm adotado uma posição
pragmática, apostando suas fichas no candidato alternativo viável, seja
quem for. Em 1989, foi um político arrivista, governador de um estado
periférico, Fernando Collor de Melo. Em 1994 e 1998, o sofisticado
intelectual da Sorbonne, “príncipe dos sociólogos brasileiros”, Fernando
Henrique Cardoso.

Candidato improvável em outras épocas (parlamentar e governador
inexpressivo, sem o apoio de estruturas partidárias fortes), Collor de Melo
foi uma espécie de “prova viva” da midiatização da política no Brasil
redemocratizado. Sua ascensão ao plano da política nacional se deu através
de reportagens de capa da revista Veja, que o consagraram como “caçador
de marajás” (funcionários públicos com altos salários), de emissões em
rede obrigatória de programas partidários no rádio e na TV, da moldagem
de uma cobertura de imprensa que repercutisse os conteúdos simbólicos
que o candidato desejava8 e, por fim, do apoio de Roberto Marinho.

O discurso de Collor na campanha de 1989 oscilou entre o
moralismo e o anticomunismo9. Mais do que tudo, sua imagem contribuiu
para seu sucesso: o candidato gomalinado que aparecia no vídeo, com ar
jovem, cosmopolita e dinâmico, era a própria “modernidade” que ele
prometia trazer para o país. Granjeou o apoio dos “descamisados” (a
parcela mais pobre e desorganizada da população), sensíveis a seu apelo
messiânico; das classes médias, que temiam a “revanche da favela” no caso
de uma eventual vitória da esquerda; e das diferentes frações da burguesia,
que cedo ou tarde viram nele a única alternativa viável para a proteção de
seus interesses (Oliveira 1990; Giannotti 1990). Sua plataforma econômica
liberal, que pregava a redução do papel do Estado na economia, a
precarização das relações de trabalho e a abertura do Brasil ao mercado
mundial, era compartilhada por quase toda a classe dominante, aí incluída a



- 54 -

unanimidade da mídia.
Não seria correto dizer que Collor ganhou a eleição apenas com base

nos meios de comunicação. Embora não possuísse uma estrutura partidária
forte, já que, para manter a imagem de candidato descomprometido com a
velha política, lançou-se por uma coligação de agremiações inexpressivas,
não desdenhou o apoio das máquinas eleitorais em funcionamento no
interior do país. Ou seja, foi hábil na montagem daquilo que José Álvaro
Moisés (1990, 175-176) chamou de “empresa político-eleitoral”, em
oposição aos partidos tradicionais, estáveis, pensados para durar inúmeras
eleições. Seu êxito também foi sustentado pelos grupos econômicos que
financiaram sua campanha. Mas foi sua investida inicial na mídia que o
tornou atraente para essas máquinas e esses grupos.

O apoio da mídia viabilizou o aparecimento de Collor como
alternativa dentro do campo conservador e, em seguida, manteve sua
campanha. Foram vários os episódios, tanto em noticiários quanto em
programas de entretenimento, que demonstraram este viés. O mais
marcante foi a edição do último debate entre os candidatos, na véspera da
votação do segundo turno, pela Rede Globo. Quem assistiu ao debate viu
um confronto equilibrado, motivo, aliás, de frustração para a equipe de
Lula, que esperava que seu candidato repetisse o desempenho excepcional
que tivera no confronto anterior. Mas quem viu a edição no Jornal
Nacional teve diante de si um Collor seguro, triunfante, enfrentando um
Lula balbuciante e desorientado; além disso, a edição concedeu ao
candidato do PT apenas 2 minutos e 22 segundos, contra 3 minutos e 34
segundos de seu adversário10. Ou seja, a Rede Globo apresentou a seus
espectadores uma junção dos melhores momentos de um candidato com os
piores do outro.

É difícil quantificar o impacto desta montagem sobre o resultado da
eleição. Por outro lado, não há dificuldade nenhuma em perceber qual a
intenção da Rede Globo no episódio. Mais do que em qualquer outra
oportunidade, a emissora revelou aí sua vontade de influenciar o resultado
de uma eleição presidencial. Não se tratou, aliás, de atitude isolada. Às
vésperas do segundo turno de 1989, praticamente toda a “grande
imprensa”, aí incluídos os jornais locais, se engajou numa campanha de
desinformação contra Lula, do periférico O Rio Branco anunciando em
manchete que “PT seqüestrou Abílio Diniz” (referência ao proprietário de
uma rede de supermercados, seqüestrado em São Paulo por militantes do
MIR chileno que queriam financiar guerrilheiros de El Salvador) à
importante Folha de S. Paulo afirmando que o PT, no poder, buscaria
“cercear e se possível suprimir a liberdade de expressão” (apud Kucinski,
1998, 115-130).



- 55 -

O descomedimento da ação da outros órgãos de mídia se deveu,
talvez, ao fato de que, na campanha para o segundo turno em 1989, uma
eventual vitória de Lula foi mais tangível do que nunca — e o candidato
petista se colocava com um discurso bem mais à esquerda do que nas
eleições posteriores. Mas é possível, também, que fosse apenas fruto da
inexperiência de elites que há décadas não lidavam com um pleito de tal
envergadura. Nas eleições seguintes, o apoio dos meios de comunicação a
seus candidatos preferidos foi apresentado de forma bem mais sutil.

Em 1994, o fato determinante das eleições foi o plano econômico
anti-inflacionário que instituiu uma nova moeda, o real, poucos meses antes
do pleito. Pai da estabilidade monetária, herói da luta contra a inflação, o
ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso se impôs como
alternativa “natural” à sucessão presidencial — e foi prontamente adotado
pela burguesia e pelas elites políticas tradicionais, que até então viam com
temor a continuada liderança de Lula nas sondagens de intenção de voto. A
coligação de partidos de centro-direita que sustentou Cardoso revestia uma
gama real de apoios bem maior, já que ocorreu uma debandada de políticos
ligados a outras agremiações do campo conservador.

Alavancada pelo Plano Real, que de fato promoveu uma drástica
redução dos índices inflacionários, a candidatura de Cardoso investiu nos
conteúdos simbólicos da união nacional e do otimismo (Miguel 1998). O
combate à inflação servia de “prova viva” da existência de medidas que
interessavam a todos os brasileiros, sem exceções; a derrota da inflação
mostrava que era possível vencer desafios e sonhar com a retomada do
desenvolvimento. Era um discurso que se adaptava bem a construções da
realidade — da idéia de nação, do significado da inflação etc. —
preexistentes. Mas que recebeu reforços importantes na véspera das
eleições.

O primeiro reforço foi o próprio Plano Real, sustentado por uma
gigantesca campanha publicitária governamental — à qual se somou a
cobertura da mídia, onde a fronteira entre serviço público (informação
sobre a transição da moeda) e propaganda não era bem delimitada. Dada a
identificação permanente, feita pela propaganda eleitoral e também pela
imprensa, entre Cardoso e o plano econômico, é legítimo supor que o
candidato tenha se beneficiado da publicidade governamental.

O Jornal Nacional também contribuiu para o enquadramento do
cenário eleitoral de forma favorável a Fernando Henrique Cardoso. Uma
análise da cobertura do período inicial da campanha (março a maio de
1994) chegou à seguinte conclusão:

Sistematicamente foi sugerido que a candidatura Cardoso seria fruto
de uma união de forças e lideranças políticas, estruturada a partir de um



- 56 -

consenso sobre os problemas do país e as soluções para eles. Por outro
lado, o apoio político à candidatura Lula foi consistentemente depreciado
pelo Jornal Nacional, que preferiu acentuar os seus laços com o
movimento sindical e, mais particularmente, com o grevismo que seria a
sua característica fundamental: o dissenso e o conflito seriam, assim,
marcas indeléveis da candidatura Lula (Albuquerque 1994, 39)11.

A associação de valores com uma e outra candidatura apresenta uma
similaridade notável com o discurso de campanha de Cardoso. E cabe
observar que a análise citada se refere ao período anterior à troca da
moeda, que foi o principal “gancho” para o apoio ao candidato oficial nos
noticiários das diversas emissoras.

Um evento inesperado revelou a forma “mais sutil” que a Rede
Globo encontrou para, em 1994, promover seu candidato favorito — as
confissões de Rubens Ricúpero, sucessor de Fernando Henrique Cardoso
no Ministério da Fazenda. No dia 1º de setembro, antes de uma entrevista
nos estúdios da Globo, em conversa descontraída com o repórter, o
ministro Ricúpero declarou que sua posição de “propagandista da nova
moeda” era uma forma de promover o candidato oficial. Por uma falha
técnica, porém, a conversa pôde ser captada por antenas parabólicas
residenciais e alguns espectadores gravaram-na.

Foram duas as principais revelações de Ricúpero. Primeiro, ele
admitiu que manipulava dados econômicos para favorecer Cardoso. Na
declaração mais forte da conversa, afirmou “não ter escrúpulos” em pautar
sua ação ministerial pela conveniência eleitoral — e que acreditava que,
com isso, estava garantindo sua permanência no ministério do próximo
presidente. Depois, o ministro disse que sua posição era conveniente para a
Rede Globo, que o colocava permanentemente no ar como forma de
beneficiar Cardoso sem dar margem a contestações dos candidatos da
oposição.

O escândalo que se sucedeu à divulgação das fitas custou o cargo a
Ricúpero, mas teve pequeno impacto eleitoral, em parte porque a Rede
Globo esterilizou seus noticiários, eliminando qualquer referência ao
incidente. No enquadramento da emissora, o pecado do ministro foi a
arrogância, ao se acreditar imprescindível para a candidatura Cardoso. Um
pecado que ele expiou num ritual público, ocorrido (é claro) na própria
Globo: “o perdão público que o ministro teve a oportunidade de
humildemente pedir, ao prantos e em pleno cenário do programa
Fantástico, transformou da noite para o dia uma questão pública em
simples desvio de comportamento privado” (Sarti 1995, 189). Por outro
lado, diante da legislação eleitoral daquele ano, que cerceava fortemente a
utilização do horário de propaganda gratuita, a oposição não conseguiu



- 57 -

apresentar um enquadramento alternativo (Miguel 1997).
A primeira revelação de Ricúpero (a manipulação de dados

econômicos para beneficiar o candidato oficial) é muito grave, mas é a
segunda que interessa aqui. Ela colocou a Rede Globo como parte da
campanha de Fernando Henrique Cardoso. Comitê eleitoral, governo e
emissora buscavam em conjunto estratégias que beneficiassem o candidato.
Uma inconfidência que colocou em xeque questões importantes, relativas à
ética jornalística e à ação política da mídia, mas que mereceram pouco
destaque no momento. Presa à cobertura da campanha no formato horse-
race, mesmo a mídia impressa não explorou as implicações do caso,
preferindo especular sobre (e medir, através de sondagens de opinião) seu
possível impacto na corrida presidencial12.

Já em 1998, a principal peculiaridade das eleições foi a possibilidade
de recondução dos ocupantes de cargos executivos, a começar pelo
presidente da República — uma medida contrária à tradição republicana
brasileira, cuja aprovação havia sido prioridade para o governo Cardoso.
Para a reeleição, ele montou um verdadeiro “rolo compressor”, reunindo o
apoio da esmagadora maioria do establishment político, dos grandes grupos
econômicos13 e da mídia. Contava ainda com a estabilidade da moeda, o
trunfo que lhe garantiu boa aprovação popular ao longo do primeiro
mandato. Tudo isto fazia do presidente um candidato quase imbatível.

Não que o caminho até o segundo mandato estivesse isento de sustos.
Entre maio e junho de 1998, o governo se viu diante de problemas que iam
do agravamento da seca no Nordeste a um discurso desastrado em que o
presidente chamou os aposentados de “vagabundos”, de um incêndio na
Amazônia a ameaças de defecções em sua base de apoio — com
repercussões significativas em seus índices de popularidade. Neste
contexto, a anestesia provocada pela Copa do Mundo, entre junho e julho
de 1998, foi providencial. Como de costume, o país parou para assistir aos
jogos e torcer pela conquista do campeonato. Quando a seleção voltou
derrotada dos gramados franceses e a campanha eleitoral começou para
valer, a agenda pública se encontrava totalmente modificada. O incêndio na
floresta fora debelado, mas o desemprego e a seca que prosseguia no
Nordeste tinham simplesmente sumido dos noticiários.

As emissoras de televisão em geral, e a Rede Globo em particular,
ingressaram na campanha eleitoral sob suspeita. Acreditava-se que, sob o
manto da cobertura às atividades do governo, a candidatura de Fernando
Henrique Cardoso seria fortemente privilegiada — ainda mais que a
legislação eleitoral era muito vaga em relação a esta fronteira. O que se viu,
porém, foi algo diferente. Sob o pretexto de manter uma estrita
imparcialidade, a Globo eliminou a disputa eleitoral de seu noticiário14.



- 58 -

Todos os candidatos foram excluídos da telinha, inclusive o presidente da
República.

No auge da campanha — as doze semanas entre a final da Copa do
Mundo de futebol e o primeiro turno das eleições — o mais importante
noticiário da emissora, o Jornal Nacional, dedicou pouco mais de uma hora
e 15 minutos (menos de 5% do tempo total) à disputa eleitoral como um
todo, incluindo tanto a presidência da República quanto os governos
estaduais e os cargos legislativos. Mesmo aí, priorizou uma abordagem do
tipo fait divers (como eleições simuladas em escola ou entre índios),
reportagens de serviço (explicações do funcionamento da urna eletrônica) e
a divulgação de resultados de pesquisas de intenção de voto, para a
presidência e para os governos estaduais. O noticiário sobre eventos de
campanha (comício, adesões, mobilizações etc.) e propostas dos candidatos
foi reduzido a 10 minutos e 24 segundos nas doze semanas: menos de 1%
do tempo total15.

Em outros telejornais da Globo, em especial no Jornal da Globo, que
vai ao ar no final da noite, a campanha eleitoral esteve um pouco mais
presente. Trata-se de antiga prática da emissora, de oferecer informações
diferenciadas para o público “qualificado” dos telejornais menos assistidos
(Nepomuceno 1999). Os trabalhadores comuns, que ligam a TV depois do
jantar, devem se contentar com o Jornal Nacional. A minoria que pode
ficar acordada até tarde (e que é a mesma, imagina-se, que tem acesso à
mídia impressa) merece um noticiário um pouco mais aprofundado. A lição
é: só se deve dar informação àqueles que já a têm.

O mais importante é notar que o esvaziamento da cobertura eleitoral
pela Rede Globo, em seu telejornal mais assistido, era perfeitamente
congruente com a estratégia traçada por Cardoso para sua reeleição. O
governo buscou desinflar o processo sucessório, transformando-o num
simples ritual de recondução do presidente ao cargo. Para um governante
que já exercia a presidência e se mantinha com índices razoáveis de
aprovação popular, não era interessante ampliar a discussão sobre as
alternativas à sua gestão ou sobre prioridades políticas divergentes.

Assim, os sustentadores da candidatura situacionista buscaram (e
conseguiram) aprovar no parlamento uma legislação eleitoral que reduzisse
o espaço do debate político. Em especial, foi diminuído o tempo de
campanha no rádio e na televisão, através do Horário de Propaganda
Eleitoral Gratuita, que a emissoras cedem compulsoriamente aos partidos.
Além disso, o clima de opinião era favorável à estratégia de Fernando
Henrique, já que o formidável esquema político montado para reconduzi-lo
ao cargo fazia crer que sua vitória era inevitável16. A virtual invisibilidade
do pleito no principal noticiário de televisão do país encaixava-se à



- 59 -

perfeição neste cenário.
Além de quase ignorar a campanha eleitoral, o Jornal Nacional

também se mostrou impermeável às tentativas, por parte dos candidatos da
oposição, de inclusão de determinadas questões na agenda pública. Alguns
eram temas que haviam ocupado razoável espaço na imprensa antes da
Copa do Mundo, e no Jornal Nacional não fora diferente. Depois, porém,
os assuntos sumiram do noticiário — da grande imprensa em geral, e da
Rede Globo em particular. Nas doze semanas do auge da campanha
eleitoral, houve referência à estiagem no Nordeste em uma única edição do
Jornal Nacional; o tema do desemprego apareceu em seis edições, mas em
todas as reportagens era tratado sob uma perspectiva otimista.

É claro que a concessão de tão pequeno espaço ao debate eleitoral e a
questões públicas de evidente relevância só se tornou possível graças a um
movimento maior, que não é exclusividade da Rede Globo ou do
telejornalismo brasileiro: o privilégio dado ao noticiário leve e ao fait
divers, em detrimento das questões mais relevantes da esfera pública17. No
caso da Globo, este processo se acelerou a partir do início da década de
1990, quando ocorreram mudanças na chefia do Departamento de
Jornalismo. Trata-se, ao que parece, de uma decisão de caráter empresarial,
muito mais do que político, guiada por critérios mercadológicos.

A programação de entretenimento
A influência dos meios de comunicação não se limita ao jornalismo

— mesmo que, no curto prazo, em conjunturas de escolha eleitoral, a
informação noticiosa seja crucial. A indústria cultural despeja sobre seu
público, incessantemente, códigos e símbolos, que contribuem para a
formação de visões de mundo. São representações da sociedade, das
relações entre os gêneros, as classes e as nações, transmitidas através do
cinema, dos seriados de televisão, dos magazines, das histórias em
quadrinhos (Dorfman e Mattelart 1987) ou, ainda, da publicidade
comercial, que vende, em primeiro lugar, a própria idéia de consumo
(Vestergaard e Schrøder 1994). Existe uma teia complexa de relações entre
os produtores e veiculadores, nos países centrais e periféricos, e os
consumidores destas representações, que as interpretam a partir de
determinado contexto.

Por outro lado, funções tradicionais do Estado e dos partidos são
assumidas por programas da mídia — a começar pelo próprio jornalismo,
que se apresenta como canal para a expressão de denúncias e do
descontentamento da população. Programas de auditório cumprem papel
assistencial, providenciando recursos médicos para pessoas que se dispõem
a exibir suas desgraças, como, no Brasil, o polêmico Programa do Ratinho



- 60 -

(hoje no SBT) e seus muitos sucedâneos. A busca de criminosos, função da
polícia, é assumida por shows que reconstituem assassinatos e divulgam
retratos do suspeitos, com telefones para denúncias, como em Linha Direta,
sucesso da Rede Globo.

O que nos interessa de momento, porém, é o lado mais instantâneo
da influência da programação de entretenimento, em vez da formação de
uma hegemonia ideológica a longo prazo: seu entrelaçamento com a
atualidade, contribuindo para a inclusão de certos temas na agenda pública
e beneficiando certos enquadramentos. Trata-se de um fenômeno cada vez
mais perceptível, em diversas partes do mundo. O caso mais conhecido é,
provavelmente, a controvérsia entre Dan Quayle e Murphy Brown, travada
em 1992. Quayle criticou a decisão de Brown de ter um filho sem ser
casada e ela revidou, afirmando o direito a decidir sua própria vida
(Castells 1999, 395-396). Ocorre que Quayle era então o vice-presidente
dos Estados Unidos, enquanto Brown era personagem de um programa de
televisão. Não é o caso de afirmar, como às vezes há a tentação de fazer,
que as linhas divisórias entre realidade e ficção foram soterradas e
ingressamos num novo mundo, virtual, pós-moderno ou de simulacros. A
fronteira que separa o gabinete real de um vice-presidente do cenário de
uma sitcom sempre esteve claro para Quayle, para Candice Bergen (a
intérprete de Brown) e para os espectadores, com a sensação de
transgressão tornando o episódio saboroso. Mas fica evidente a relevância
da programação de entretenimento no debate político.

O caso do Brasil é especial, já que é longa, no país, a tradição de uma
estreita ligação entre o entretenimento e o factual. Seria possível remeter
até o século 19, com a fixação da crônica, gênero literário misto entre a
ficção e o jornalismo, que continua tendo espaço cativo nos diários
brasileiros. Entretanto, é mais relevante observar a evolução da telenovela,
folhetim diário produzido e exibido pelas emissoras de televisão, que é o
principal produto da indústria cultural do país — tanto para consumo
interno como para exportação. As principais telenovelas são da Rede
Globo, que há décadas exibe três produções inéditas no horário entre 18 e
22 horas, sem falar em reprises e eventuais tentativas de gerar faixas
alternativas de horário. Outras emissoras também veiculam suas novelas,
mas em geral mesclam produções próprias com compradas de outros países
latino-americanos.

No entanto, ao contrário do que acontece com suas congêneres
mexicanas ou venezuelanas, sempre presas a dramas de amor e ciúme da
esfera íntima, as novelas brasileiras esforçam-se por se manter a par da
realidade, abordando temas de relevância social, seja no âmbito dos
costumes ou da política em sentido estrito. É um movimento que começa



- 61 -

no final da década de 1960. Até então, imperavam melodramas
desvinculados do contexto brasileiro, como o improvável dramalhão
familiar O Direito de Nascer, um texto do cubano Félix Caignet, escrito em
1956, apresentado em diversos países da América Latina e levado ao ar,
com elenco local (e enorme sucesso), pela TV Tupi em 1964-65. Ou então
O Sheik de Agadir, da cubana exilada Glória Magadan, cujo escapismo já
era denunciado pela predileção por ambientações exóticas. Os clichês
folhetinescos nunca abandonaram as novelas, mas passaram a se combinar
com elementos realistas. Uma marco da mudança foi a produção de Beto
Rockfeller (1968), ainda na Tupi, colocando em cena jovens do subúrbio
em busca de ascensão social.

A partir da liberalização do regime autoritário, o conteúdo político
das telenovelas vai se tornando mais patente — e elas enveredam por temas
cada vez mais polêmicos. Alguns analistas julgam, até, que foram longe
demais, afastando parte do público, que ainda preferiria as tramas mais
tradicionais. De fato, as telenovelas da Rede Globo vivem hoje uma
“crise”, isto é, obtêm cerca de 50% da audiência, contra os 70 ou 75%, e as
vezes até mais, que conseguiam nos tempos áureos das décadas de 1970 e
1980. Nos últimos anos, a emissora tem se mostrado consciente dos
problemas e buscado renovar a fórmula. Mas, ao que parece, sem abrir mão
das pretensões realistas.

Entre os assuntos debatidos nas telenovelas brasileiras a partir do
final dos anos 1980, estão a homossexualidade masculina e feminina, o
racismo, as novas tecnologias reprodutivas, a AIDS, a moral sexual, o
latifúndio, a corrupção e a ética na política18. A novela O Rei do Gado,
apresentada em 1996, e que constituiu um dos últimos grandes êxitos do
formato na Rede Globo, é talvez o melhor exemplo da influência da
programação de entretenimento sobre os debates políticos. Tratando do
improvável romance entre um latifundiário e uma “bóia-fria” (trabalhadora
rural contratada por empreitada), ela pôs em discussão os conflitos
agrários. Embora tenha realçado a excessiva “radicalização” do Movimento
dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), sua exibição contribuiu para
fixar a temática da reforma agrária na agenda pública brasileira. À elite
política, a relevância da novela não passou desapercebida. Cúmulo da
contaminação entre realidade e fábula, senadores “de verdade” estiveram
presentes ao velório de um senador “de ficção”, personagem da trama.

Nos embates eleitorais, as telenovelas também cumprem papel
destacado, contribuindo para salientar valores e gerar um determinado
clima de opinião. Focando apenas as eleições presidenciais, o primeiro caso
— e também o mais evidente de todos — aparece em 1989, com o
favorecimento da candidatura de Fernando Collor de Melo. Naquele ano, a



- 62 -

Rede Globo exibiu, com grande sucesso, a novela Que Rei Sou Eu?, num
regresso apenas aparente às tramas exóticas de Gloria Magadan. Sob a
forma de conto de fadas, a trama era uma alegoria bastante evidente da
conjuntura política brasileira. Relatava a história do Reino de Avilán, cujo
povo sofrido reencontrava a esperança ao conduzir ao poder um jovem
líder que desafiava a corrompida elite local. Várias personagens eram
facilmente identificáveis a figuras públicas nacionais, constituindo-se uma
espécie de “telenovela à clef”.

O herói, em especial, associava-se a Collor, que também se
apresentava como outsider, repleto de juventude e desvinculado da classe
política tradicional. Novela e candidato transmitiam a mesma mensagem, a
necessidade de um líder que rompesse com as estruturas tradicionais e
reconstruísse a nação. Caso inédito na história da Globo, Que Rei Sou Eu?
foi exibida duas vezes no mesmo ano (ou seja, antes das eleições), primeiro
à noite e, em seguida, à tarde, no programa Vale a Pena Ver de Novo,
destinado à reapresentação de antigas produções.

Em 1994, a telenovela emblemática da posição da Rede Globo
recebeu o título significativo de Pátria Minha. Foi exibida no período
imediatamente anterior à eleição — e posterior ao Plano Real, o programa
de estabilização monetária que reduziu a inflação e alavancou a candidatura
de Fernando Henrique Cardoso. Ela contava a história de um casal que,
depois de tempos vivendo nos Estados Unidos, retorna ao Brasil e
reencontra a esperança no futuro do país (Porto 1995). Patriotismo e
otimismo: o folhetim ecoava os principais temas da campanha de Cardoso.
Tal como no caso de Que Rei Sou Eu?, exibida pouco antes do pleito de
1989, é difícil aceitar a “mera coincidência”. Trata-se, de fato, da vontade
pensada de gerar um determinado clima de opinião, que pode ser explicado
pelo entusiasmo gerado com a derrota da inflação (e com o impeachment
de Collor, que sugeria o triunfo da ética na política), mas que favorecia
objetivamente uma das alternativas na eleição.

Em 1998, como já visto, a estratégia daqueles que buscavam a
reeleição de Fernando Henrique Cardoso passava pelo desaquecimento do
debate eleitoral. As telenovelas exibidas naquele ano também tiveram
caráter “apolítico”. A mais importante produção da Rede Globo no período,
Torre de Babel, remetia a eventos reais — o ponto de partida de seu enredo
era a explosão de um shopping center, referência a um episódio que havia
chocado o país meses antes — e tocava em questões polêmicas, colocando
em cena um casal de lésbicas às voltas com o preconceito da sociedade.
Mas não havia nenhuma ligação mais direta com a eleição ou com os temas
que compunham a agenda eleitoral



- 63 -

A necessidade de democratização
A análise sucinta da participação da mídia, em especial da Rede

Globo, na vida política recente do Brasil (com destaque para as eleições
presidenciais) mostra como suas possibilidades de influência são
diversificadas. Na primeira disputa, houve o favorecimento “às claras” do
candidato Fernando Collor de Melo, seja pelo viés do noticiário, seja por
sua representação alegórica (mas imediatamente compreensível) na
programação de entretenimento. Já em 1994, a adesão é menos
personalizada — a tal ponto que o candidato nem precisa aparecer, um
ministro pode ser posto em seu lugar. O favorecimento a Fernando
Henrique Cardoso se faz através do apoio ao plano econômico e da
exaltação da mesma bandeira que norteava sua campanha, a fé no Brasil.
Em 1998, por fim, a intervenção toma a forma de uma aparente omissão. A
campanha eleitoral se torna invisível, evitando o debate sobre políticas
alternativas à de Cardoso. Bem mais sutil, essa estratégia busca parecer a
“imparcialidade absoluta”.

Convém reafirmar, para não deixar dúvidas, que não se imagina que
a Rede Globo em particular, ou mesmo a mídia em geral, exerça um poder
ilimitado e seja capaz de determinar os resultados eleitorais. O jogo
democrático é mais complexo do que isto e as empresas de mídia também
— existe todo um jogo de forças dentro delas, envolvendo os jornalistas
com suas regras profissionais, os produtores culturais, os anunciantes, as
expectativas da audiência e, com peso decisivo nas questões cruciais, os
patrões. Trata-se apenas de reconhecer que os meios de comunicação são
atores políticos relevantes e que sua atuação introduz mais uma
desigualdade em disputas que, sem eles, já são bastante desiguais. Em
todas as três eleições analisadas, o peso do poder econômico, dos esquemas
políticos clientelistas e da mídia esteve do mesmo lado. Por qualquer
critério que se avalie uma democracia, essas são influências desvirtuadoras.

A receita liberal padrão para a influência política da mídia é a
concorrência. A experiência brasileira mostra as limitações de tal solução.
No segundo turno das eleições de 1989 e já no primeiro turno das de 1994 e
1998, toda a grande mídia esteve do mesmo lado, aí incluídos redes de TV,
jornais, revistas de informação. A concorrência não vai gerar, por si só,
uma verdadeira pluralidade de discursos — não enquanto os concorrentes
partilharem os mesmos interesses fundamentais. Não se pode esperar uma
cobertura equânime dos órgãos de mídia quando estão em jogo seus
interesses básicos de empresas capitalistas ou, então, os interesses dos
anunciantes, que formam seu verdadeiro público. Para usar um exemplo
mais palpável, não era razoável acreditar que a mídia brasileira daria
espaço àqueles que se opunham à privatização do sistema público de



- 64 -

telefonia, quando muitas das principais empresas do setor participavam de
consórcios interessados na compra das estatais.

Isto não significa negar que a concentração da propriedade dos meios
de comunicação é um grave problema no Brasil. A solução para isso não
está no mercado, mas, ao contrário, na regulação do setor. Medidas como a
fragmentação das redes, a proibição da propriedade de diferentes tipos de
mídia ou a dissociação entre a produção e a difusão de programas são
importantes, porém, mais uma vez, não garantem por si só o pluralismo das
mensagens (embora se possa dizer que gerem um campo mais propício para
seu desenvolvimento). São necessárias medidas que garantam que as
empresas de comunicação, em especial aquelas que são concessionárias do
Estado, cumpram seu papel como serviço público, na promoção do debate
político.

O principal exemplo de regra com este objetivo é a Fairness
Doctrine estadunidense, adotada em 1949, após escândalos de manipulação
de notícias, e derrogada em 1987, em meio ao afã desregulador do governo
Reagan19. Seus dois pontos principais eram as obrigações de conceder uma
quantidade razoável de tempo à cobertura de questões controversas com
interesse público e de tratar de forma equânime as diferentes posições
envolvidas. É claro que permanecia em aberto o ponto crucial da formação
da agenda — quais controvérsias mereceriam cobertura. E as emissoras
continuavam se movendo no campo daquilo que Daniel Hallin (1986, 116-
117) chamou de “controvérsia legítima”, que respeitava os limites da
ideologia hegemônica. Ainda assim, segundo analistas da mídia
estadunidense, a revogação da doutrina estaria levando à degradação da
cobertura jornalística na televisão (Entman 1989; Bagdikian 1997, xxxiii).

A aproximação brasileira à Fairness Doctrine era a regra, presente
em boa parte das leis eleitorais, que obrigava o tratamento igualitário aos
candidatos. Considerada uma camisa-de-força, que impedia o bom
andamento do trabalho jornalístico por exigir uma atenção exagerada aos
“nanicos” — candidatos por pequenos partidos, em geral oportunistas em
busca de espaço ou tipos excêntricos —, ela foi suprimida da lei eleitoral
de 1998. Mas o resultado foi menos cobertura política, e não mais.

É claro que o pequeno enraizamento dos partidos brasileiros e a
proliferação das chamadas “legendas de aluguel” geram problemas para a
aplicação de uma legislação deste tipo. Aplicada à risca nas últimas
eleições presidenciais, por exemplo, ela exigiria que se desse tanto
destaque a Cardoso e Lula quanto à professora Thereza Ruiz, candidata de
um partido quase inexistente (o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro),
que não representava nenhuma posição política consistente e obteve 0,25%
dos votos válidos. Por outro lado, fixar uma fronteira entre “grandes” e



- 65 -

“pequenos” sempre terá algo de arbitrário, além de representar uma
violação da norma democrática de dar chance às minorias para que se
tornem maiorias.

O principal mérito de uma medida semelhante à Fairness Doctrine
não está em sua capacidade de gerar milagrosamente a imparcialidade da
mídia, coisa que, de fato, não consegue fazer. Está em afirmar uma vontade
política em relação aos meios de comunicação. Em primeiro lugar,
estabelece que, mesmo estando em mãos privadas, a atividade de mídia não
pode ficar submetida à pressão da cega busca do lucro. Trata-se de um
serviço público com determinadas obrigações, uma das quais é servir como
espaço de informação e discussão das questões com relevância social. Não
importa se, do ponto de vista do mercado, é mais proveitoso ocupar o
tempo com trivialidades, circos de horrores ou vendas por telefone. É
obrigação da mídia promover o debate público.

Essa decisão pode ser mais esmiuçada, com a fixação de tempos
mínimos ou até, por exemplo, a determinação de que as questões polêmicas
em pauta no Congresso necessariamente merecerão atenção. Outro
exemplo é a obrigatoriedade da realização de debates entre os candidatos,
no período anterior às eleições — uma idéia que chegou a ser aventada
após o pleito de 1998, no qual nenhuma emissora sequer cogitou a
promoção de um debate entre os postulantes à presidência.

Em segundo lugar, uma norma do tipo da Fairness Doctrine sustenta
que a utilização da concessão pública para beneficiar pontos de vista
particulares é incorreta. A afirmação cínica, às vezes atribuída a magnatas
da mídia — “se você quer ter opinião, compre uma revista”, teria dito Assis
Chateaubriand a um de seus repórteres (Morais 1998, 18) —, se baseia
numa visão de senso comum do direito de propriedade. É necessário
subordinar tal direito ao interesse social. Não se imagina, é claro, que seja
possível eliminar toda a margem de arbítrio dos controladores da mídia.
Mas se pode exigir, ao menos, o compromisso da eqüidade na cobertura
jornalística.

Soluções mais radicais também enfrentam problemas. A legislação
uruguaia, por exemplo, proíbe que no período imediatamente anterior às
eleições se divulguem notícias que possam influenciar o voto. Na prática,
isto significa o banimento de todo o noticiário político. Mais “radical”, de
fato, no sentido preciso da palavra, seria a desvinculação entre controle da
mídia e poder econômico — distribuindo tal controle entre os diversos
grupos sociais, de forma a gerar um pluralismo real de conteúdos. A
definição de quais são esses grupos sociais relevantes, no entanto, está
longe de ser consensual. Mesmo assim, a abertura de espaços para
movimentos sociais e políticas de quotas que beneficiem minorias



- 66 -

poderiam ser experiências interessantes de descentralização do poder de
emissão de discursos, que gerariam idéias sobre novos modelos de gestão
da mídia. Mas são propostas politicamente irrealistas, talvez porque a
influência dos meios de comunicação sobre a agenda política permite, em
primeiro lugar, o banimento da discussão sobre o controle da mídia.

É necessária, por fim, uma palavra sobre o Horário de Propaganda
Eleitoral Gratuita (HPEG), que representa um esforço importante de
equalização do acesso à mídia. Ele obriga que, no período que antecede as
eleições, rádios e televisões de sinal aberto cedam determinados horários
para a formação de redes de exibição da propaganda dos candidatos. O
tempo é distribuído aos partidos de acordo com cálculos que levam em
conta o tamanho de suas bancadas parlamentares.

Em relação ao modelo estadunidense, em que os partidos e
candidatos compram espaços na mídia privada, como se fosse publicidade
comum, existem duas vantagens significativas. Primeiro, o horário corrido
favorece o aprofundamento das temáticas, ao contrário dos spots de 30 ou
60 segundos diluídos nos intervalos comerciais. (Essa vantagem foi
reduzida a partir da campanha para o plebiscito de 1993, sobre forma e
regime de governo, quando parte do HPEG foi atomizada na forma de
spots.) Depois, o acesso aos meios de comunicação eletrônicos não estaria
mais vinculado ao poder econômico. Por isso, é relativamente freqüente,
em propostas de reforma da democracia nos Estados Unidos, a sugestão de
adoção de modelos de propaganda eleitoral que nos fazem lembrar o
brasileiro (por exemplo, Fishkin 1991, 101).

As análises sobre o HPEG no Brasil costumam enfatizar também sua
capacidade de contraposição à mídia; isto é, graças ao acesso direto aos
veículos de comunicação, partidos e candidatos passam a compartilhar com
eles a função de agenda-setting (Albuquerque 1995). A eficaz utilização
desta possibilidade teria sido uma das razões do bom desempenho do
Partido dos Trabalhadores nas eleições de 1989. Por outro lado, as
restrições da legislação eleitoral de 1994 (que proibiu aos candidatos a
utilização de recursos da linguagem televisiva) teriam reduzido a
capacidade de agendamento temático da propaganda eleitoral e, assim,
minorado as chances dos candidatos de oposição.

Mesmo considerando que a existência do HPEG amplia o poder dos
candidatos e partidos sobre a formação da agenda, permanece uma
dessimetria entre eles e os meios de comunicação. Afinal, enquanto a
propaganda política é — de forma mais do que evidente — parte
interessada naquilo que apresenta, a mídia se faz ver como instância
“imparcial” de informação. A relação do espectador é diferente. Portanto, o
horário eleitoral gratuito não elimina a centralidade dos meios de



- 67 -

comunicação na construção da agenda pública. Não se trata de negar sua
importância, nem a necessidade de sua manutenção (e aprimoramento,
sobretudo nas fórmulas de distribuição do tempo entre os partidos). Mas ele
não responde ao desafio de promover uma mídia mais sensível às
necessidades do debate público e mais equânime em relação às diferentes
posições, tanto durante as campanhas eleitorais quanto nos períodos entre
elas. A resposta a este desafio, crucial para todos os que pretendem
aprofundar o exercício da democracia no Brasil, vai depender da pressão da
sociedade, que deve exigir dos meios de comunicação e do poder público a
constituição de um modelo de gestão da mídia que supra verdadeiramente
seu direito à informação.

Bibliografia
AGUIAR, CARLY B. DE
1995 “Imprensa e eleições ’89: imagens e atores da política”. Comunicação&política, nova

série, I, nº 3: 179-194.
ALBUQUERQUE, AFONSO DE
1994 “A campanha presidencial no Jornal Nacional: observações preliminares”.

Comunicação&política, nova série, I, nº 1: 23-40.
1995 “Política versus televisão: o horário gratuito na campanha presidencial de 1994”.

Comunicação&política, nova série, I, nº 3: 49-54.
1999 Aqui você vê a verdade na tevê: a propaganda política na televisão. Niterói: Mestrado

em Comunicação, Imagem e Informação da Universidade Federal Fluminense.
ALGER, DEAN
1996 The Media and Politics. Belmont: Wadsworth.
ALTHUSSER, LOUIS
1976 “Idéologie et appareils idéologiques d’État”, em Positions. Paris: Éditions Sociales.
BAGDIKIAN, BEN H.
1997 The Media Monopoly. Boston: Beacon Press.
BARTHES, ROLAND
1964 Essais critiques. Paris: Seuil. 
BETTI, PAULO
1999 “Na marca do pênalti”, em Adauto Novaes (org.), Rede imaginária: televisão e

democracia. 2ª ed. S. Paulo: Companhia das Letras.
BOORSTIN, DANIEL J.
1962 The Image: a Guide to Pseudo-events in America. New York: Atheneum.
BOURDIEU, PIERRE
1996 Sur la télévision. Paris: Liber.
BROH, C. ANTHONY
1980 “Horse-race Journalism: Reporting the Polls in the 1976 Presidential Election”. Public

Opinion Quaterly, 44, nº 4: 514-529.
CASTELLS, MANUEL
1999 A sociedade em rede. S. Paulo: Paz e Terra.
CHAMPAGNE, PATRICK
1990 Faire l’opinion: le nouveau jeu politique. Paris: Minuit
CONTI, MARIO SERGIO
1999 Notícias do Planalto: a imprensa e Fernando Collor. S. Paulo: Companhia das Letras.
COUTO, RONALDO COSTA
1998 História indiscreta da ditadura e da abertura. Rio de Janeiro: Record.



- 68 -

DORFMAN, ARIEL E ARMAND MATTELART
1987 Para ler o Pato Donald: comunicação de massa e colonialismo. 3ª ed. Rio de Janeiro:

Paz e Terra.
EDELMAN, MURRAY
1985 “Political Language and Political Reality”. PS: Political Science and Politics, XVIII, nº

1: 10-19.
ENTMAN, ROBERT M.
1989 Democracy without Citizens: Media and the Decay of American Politics. Oxford:

Oxford University Press.
FALLOWS, JAMES
1997 Breaking the News. New York: Vintage.
FAUSTO NETO, ANTONIO, PAULO CÉSAR CASTRO E RICARDO J. DE LUCENA
LUCAS
1995 “Mídia-tribunal. A construção discursiva da violência: o caso do Rio de Janeiro”.

Comunicação&política, nova série, I, nº 2: 109-140.
FERNANDES, BOB
1998 “O poder é o canal”. Carta Capital, 83 (setembro): 28-34.
FISHKIN, JAMES S.
1991 Democracy and Deliberation: New Directions for Democratic Reforms. New Haven:

Yale University Press.
FOLHA DE S. PAULO
1999 “Conheça a íntegra da edição do debate no Jornal Nacional”. Folha de S. Paulo,

caderno “Ilustrada”, 11/12/1999: 10-11
FOX, ELIZABETH (ED.)
1988 Media and Politics in Latin America: the Struggle for Democracy. Newbury Park: Sage.
GIANNOTTI, JOSÉ ARTHUR
1990 “Tráfico de esperanças”. Novos Estudos Cebrap, nº 26: 25-38.
GITLIN, TODD
1980 The Whole World Is Watching: Mass Media in the Making & Unmaking of the New Left.

Berkeley: University of California Press, 1980.
GUIMARÃES, CÉSAR
1995 “Deu no jornal, é Real”. Comunicação&política, nova série, I, nº 2: 186-189.
GUNTHER, RICHARD, JOSÉ RAMÓN MONTERO E JOSÉ IGNACIO WERT
1999 The Media and Politics in Spain: from Dictatorship to Democracy (Working Papers, nº

176). Barcelona, Institut de Ciències Polítiques i Socials.
HALLIN, DANIEL C.
1986 The “Uncensored” War: the Media and Vietnam. Berkeley: University of California

Press.
HAMBURGER, ESTHER
1998 “Diluindo fronteiras: a televisão e as novelas no cotidiano”, em Lilia Moritz Schwarcz

(org.), História da vida privada no Brasil, vol. 4. S. Paulo: Companhia das Letras.
HERZ, DANIEL
1987 A história secreta da Rede Globo. Porto Alegre: Tchê.
IMPRENSA
1999 “Nós achamos que tínhamos de cobrir pouco as eleições”. Imprensa, nº 140: 14-15.
KUCINSKI, BERNARDO
1998 A síndome da antena parabólica: ética no jornalismo brasileiro. S. Paulo: Fundação

Perseu Abramo.
MIGUEL, LUIS FELIPE
1997 “Mídia e discurso político nas eleições presidenciais de 1994”. Comunicação&política,

nova série, IV, nº 1: 80-96.
1998 “O campeão da ‘união’: o discurso de Fernando Henrique na campanha de 1994”.

Comunicação&política, nova série, V, nº 1: pp. 49-82.



- 69 -

1999 “O jornalismo como sistema perito”. Tempo Social, 11, nº 1: 197-208.
2000 “The Globo Television Network and the election of 1998”. Latin American

Perspectives, 27, nº 6: 65-84.
MOISÉS, JOSÉ ÁLVARO
1990 “Eleições, participação e cultura política”. Lua Nova, 22: 133-187.
1995 Os brasileiros e a democracia: bases sócio-políticas da legitimidade democrática. S.

Paulo: Ática.
MORAIS, FERNANDO
1998 Chatô: o rei do Brasil. 3ª ed. S. Paulo: Companhia das Letras, 1998.
MOTTER, PAULINO
1994 “O uso político das concessões das emissoras de rádio e televisão no governo Sarney”.

Comunicação&política, nova série, I, nº 1: 89-116.
MUNGHAM, GEOFF
1996 “A batalha pelo controle da agenda: a mídia, os políticos e o processo eleitoral na Grã-

Bretanha”. Comunicação&política, nova série, III, nº 2: 30-45.
NEPOMUCENO, ERIC
1999 “A construção da notícia”, em Adauto Novaes (org.), Rede imaginária: televisão e

democracia. 2ª ed. S. Paulo: Companhia das Letras.
NÓBREGA, MAILSON DA
1999 Entrevista. Playboy, 284 (março): 37-74.
OLIVEIRA, FRANCISCO DE
1990 “O marajá superkitsch”. Novos Estudos Cebrap, 26: 5-14.
PORTO, MAURO
1995 “Telenovelas e política: o CR-P da eleição presidencial de 1994”.

Comunicação&política, nova série, I, nº 3: 55-76.
RIBEIRO, ALEX
1999 “Bancos lideram contribuições a FHC”. Folha de S. Paulo, 6/6/1999: 13.
RUBIM, ANTONIO ALBINO CANELAS
1989 “Comunicação, espaço público e eleições presidenciais”. Comunicação&política, 9, nº

2-3-4: 7-21.
SÁ, NELSON DE
1999 “Vem aí a lei que pode mudar a TV brasileira”. Folha de S. Paulo, caderno “Ilustrada”,

21/9/1999: 1.
SARTI, INGRID
1995 “Deus escreve certo... por linhas parabólicas”. Comunicação&política, nova série, I, nº

2: 189-193.
SARTORI, GIOVANNI
1998 Homo videns: la sociedad teledirigida. Buenos Aires: Taurus.
SILVA, GENERAL GOLBERY DO COUTO E
1981 Geopolítica do Brasil. 3ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio.
VESTERGAARD, TORBEN E KIM SCHRØDER
1994 A linguagem da propaganda. 2ª ed. S. Paulo: Martins Fontes.

                                                
Notas

1 Professor do Depto. de Ciência Política da Universidade de Brasília (e-mail: lfelipe@unb).
2 Uma exceção é Fox (ed.) 1988.
3 Para uma abordagem mais ampla deste ponto, ver Miguel 1999.



- 70 -

4 Ver, por exemplo, Silva 1981, 43-45.
5 E, na outra ponta, para telejornais popularescos, centrados em reportagens policiais.
6 E também foi indicado para o cargo por Roberto Marinho (cf. Conti 1999, 193).
7 Para um relato abrangente do viés anti-PT da cobertura da imprensa nas eleições de 1989,
1994 e 1998, ver Kucinski 1998.
8 Sobre este ponto, ver Aguiar 1995.
9 Para uma análise da campanha eleitoral de 1989 na televisão, em especial do discurso de
Collor, ver Albuquerque 1999.
10 A íntegra da edição do debate Lula-Collor, em 1989, está transcrita em Folha de S. Paulo
1999.
11 Ver também Guimarães 1995.
12 A cobertura horse-race de imprensa é assim definida: “A horse is judged not by its absolute
speed or skill but in comparison to the speed of other horses, and specially by its wins and
losses. Similarly, candidates are pushed to discuss other candidates; events are understood in a
context of competition; and picking the winner becomes an important topic. The race — not the
winner — is the story. The candidate’s image, personality, staff relations, and strategy are the
main foci of reporting” (Broh 1980, 515).
13 O comitê da reeleição arrecadou 43 milhões de reais em contribuições (cerca de 37 milhões
de dólares, em valores da época), tendo bancos e empresas recém-privatizadas como principais
doadores. O valor equivale a 11 vezes o arrecadado pelo principal adversário do presidente,
Lula (dados do Tribunal Superior Eleitoral, apud Ribeiro 1999).
14 Meses mais tarde, o editor-chefe do Jornal Nacional, Mário Marona, apresentou outra
justificativa para a ausência das eleições no telejornal: seria uma espécie de protesto contra a
existência do horário de propaganda eleitoral gratuita na televisão (Imprensa 1999, 14).
15 Os dados apresentados nesta seção são analisados mais detidamente em Miguel 2000.
16 Embora falte uma análise sistemática, as evidências indicam que a imprensa escrita, que
dedicou mais espaço à disputa eleitoral (em geral, sob o enfoque da horse-race), alimentou
fortemente tal clima de opinião.
17 Ver o artigo já clássico de Roland Barthes, “Structure du fait divers”, em Barthes 1964; e
também Bourdieu 1996, Sartori 1998 e Fallows 1997.
18 Para uma análise mais abrangente do conteúdo das telenovelas e de sua evolução, ver
Hamburger 1998.
19 Para uma breve história da Fairness Doctrine, ver Alger 1996, 107-108.


